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A demanda social pela Educação e a inserção do Serviço Social na educação brasileira

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A demanda social pela Educação e a inserção do Serviço Social na educação brasileira
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A demanda social pela Educação e a inserção do Serviço Social na educação brasileira
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Na atualidade, ante a situação em que se encontra a escola pública brasileira, com uma grande massa populacional de pobres que agora passa a frequentá-la, a necessidade da inserção do Serviço Social na escola se faz presente. Isso constitui uma exigência do capital em seu processo de reprodução ampliada, aliada à necessidade pela satisfação das carências materiais dessa mesma população. A polêmica discussão sobre a Política Educacional brasileira, o Serviço Social como profissão e a “relação entre necessidades sociais, demandas sociais, demandas institucionais e requisições profissionais do Serviço Social”, que está presente neste livro, ganha relevância na medida em que nos leva a refletir sobre o enfoque especial que é dado à pobreza pelos organismos internacionais, assim como sobre a demanda de inserção do Serviço Social no interior da escola – com seus programas e projetos –, como forma de atenuar os problemas advindos da desigualdade social e de combate à pobreza.


As reflexões contidas neste livro da Prof.ª Mayra de Queiroz Barbosa, a partir da apreensão dos aportes teóricos e políticos, nos fornece elementos para entender a constituição da Política Educacional, sua funcionalidade e limites no capitalismo nos dias de hoje; para suscitar o debate acadêmico no campo do Serviço Social, uma vez que a sua atuação profissional a partir do capitalismo dos monopólios está vinculada à execução das Políticas Sociais, em especial à Política Educacional; e para proporcionar aos usuários dos serviços educacionais uma discussão sobre as ações implementadas na escola e seu significado em termos de “qualidade e eficiência da Educação”.

 

 

Edlene Pimentel

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas

Faculdade de Serviço Social

 

 

Sumário

 

 

Dados do Livro

Páginas: 177

ISBN: 978-85-65540-17-9

Ano: 2015
 
Dimensão: 14 x 21 cm
 
 

Autora

Mayara de Queiroz Barbosa

 

 

Prefácio

Rosa Prédes

 

 

Apresentação

 

 


 

 

 

Capítulo 1

 

Necessidades sociais, demandas sociais, demandas institucionais e as requisições profissionais para o serviço social

 

1.1 Bases Materiais da Questão Social: necessidades sociais e as demandas sociais

1.2 Institucionalização das Demandas Sociais no Capitalismo Monopolista

1.3 O Serviço Social como profissão no Capitalismo Monopolista: demandas institucionais e requisições profissionais

 

 

Capítulo 2

 

A institucionalização de demandas por meio da educação escolar no brasil e a inserção do serviço social 

 

2.1 Considerações sobre a Demanda Social de Educação no Processo Reprodutivo do Capital 

2.2 A educação escolar no Brasil: da Colônia até a Primeira República

2.3 A institucionalização da educação escolar brasileira no século XX e a inserção do Serviço Social

2.4 Demandas institucionais na educação escolar brasileira e as requisições profissionais para o serviço social pós-Constituição de 1988

 

 

Capítulo 3

 

Considerações finais

 

 

 

 

 



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