SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
Para além de trazer o acúmulo do debate sobre a relação trabalho e formação com foco no estágio supervisionado, até o momento alcançado pela vertente crítica da profissão, esta obra tem o mérito de trazer à tona a fala dos sujeitos envolvidos no processo: estagiários, supervisores de campo, supervisores acadêmicos, militantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), entidade acadêmico-científica e política responsável pela condução do projeto de formação profissional.
Yolanda Guerra
O livro trata acertadamente o estágio supervisionado, como afirma a autora, no seu sentido da práxis no âmbito das situações concretas que se colocam à supervisão, e, assim, articula os desafios, os limites e as possibilidades com base no movimento da realidade que se apregoa no projeto de formação. Uma contribuição efetiva também se coloca nas reflexões deste trabalho: é ressaltado o imprescindível processo da supervisão de estágio na lógica de fortalecimento do trabalho e da formação profissional nas suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.
Maria Helena Elpidio
Este livro apresenta a supervisão de estágio em Serviço Social, articulando as possibilidades, os desafios e os limites dessa atividade, tendo como horizonte o movimento da realidade que envolve esse componente curricular, tanto na formação quanto no trabalho profissional. O princípio que sustenta o debate trazido ao público é a relação de unidade entre estágio e supervisão, entendidos como síntese de múltiplas determinações, ações e relações intrínsecas à formação e ao trabalho profissional.
Claudia Mônica dos Santos
Num contexto complexo e desafiador, de agravamento da precarização do ensino superior e seus rebatimentos na formação profissional, este estudo apresenta elementos centrais e determinantes ao debate sobre um dos princípios das Diretrizes Curriculares da ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social: a indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e de campo. Numa abordagem histórico-crítica, nos descortina a conjuntura atual e potencializa o aprofundamento na compreensão do significado da supervisão de estágio na formação e no trabalho profissional do assistente social, em consonância com a direção social da profissão.
Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira
Com rara felicidade a autora logra articular categorias universais elucidadoras da ordem do capital em suas contradições e se aproxima da realidade e dos dilemas da supervisão de estágio em Serviço Social, deixando importante contribuição para discentes, docentes (supervisores acadêmicos) e assistentes sociais (supervisores de campo) pensarem e repensarem concepções, práticas e resultados. Recomendo fortemente sua leitura!
Reinaldo Nobre Pontes
Dados do livro:
Páginas: 212
ISBN: 978-65-87691-05-3
Ano: 2021
Autora: Lesliane Caputi
Prefácio: Yolanda Guerra
Apresentação: Maria Helena Elpidio
Textos de Orelha: Reinaldo Pontes e Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira
Texto de Contracapa: Claudia Mônica dos Santos
Sobre a autora
Apresentação da Coleção Didática do Serviço Social
Apresentação Maria Helena Elpidio
Prefácio Yolanda Guerra
Ponto de partida
CAPÍTULO 1. Educação, trabalho e Serviço Social: imperiosos rebates da mercadorização e descaminhos neoliberais
1.1. Educação e trabalho em tempos de crise estrutural do capital
1.2. Formação e trabalho profissional do(a) assistente social
CAPÍTULO 2. Supervisão de estágio em Serviço Social: textos e contextos cotidianos
2.1. Movimento histórico da supervisão
2.2. Estado da arte do estágio e supervisão no Serviço Social
2.2.1. Livros
2.2.2. Capítulos de livros
2.3. As leis não bastam. Os lírios não nascem das leis
CAPÍTULO 3. Supervisão acadêmica e supervisão de campo: duas faces da mesma unidade O estágio supervisionado em Serviço Social
3.1. Particularidades da supervisão acadêmica
3.2. Particularidades da supervisão de campo
Ponto de chegada e possibilidades de partida
Referências