Disponibilidade: Disponível em 7 dias úteis
Páginas: 180
Na atualidade, ante a situação em que se encontra a escola pública brasileira, com uma grande massa populacional de pobres que agora passa a frequentá-la, a necessidade da inserção do Serviço Social na escola se faz presente. Isso constitui uma exigência do capital em seu processo de reprodução ampliada, aliada à necessidade pela satisfação das carências materiais dessa mesma população. A polêmica discussão sobre a Política Educacional brasileira, o Serviço Social como profissão e a relação entre necessidades sociais, demandas sociais, demandas institucionais e requisições profissionais do Serviço Social, que está presente neste livro, ganha relevância na medida em que nos leva a refletir sobre o enfoque especial que é dado à pobreza pelos organismos internacionais, assim como sobre a demanda de inserção do Serviço Social no interior da escola com seus programas e projetos , como forma de atenuar os problemas advindos da desigualdade social e de combate à pobreza.
As reflexões contidas neste livro da Prof.ª Mayra de Queiroz Barbosa, a partir da apreensão dos aportes teóricos e políticos, nos fornece elementos para entender a constituição da Política Educacional, sua funcionalidade e limites no capitalismo nos dias de hoje; para suscitar o debate acadêmico no campo do Serviço Social, uma vez que a sua atuação profissional a partir do capitalismo dos monopólios está vinculada à execução das Políticas Sociais, em especial à Política Educacional; e para proporcionar aos usuários dos serviços educacionais uma discussão sobre as ações implementadas na escola e seu significado em termos de qualidade e eficiência da Educação.
Edlene Pimentel
Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas
Faculdade de Serviço Social
Páginas: 177
ISBN: 978-85-65540-17-9
Mayara de Queiroz Barbosa
Rosa Prédes
1.1Bases Materiais da Questão Social: necessidades sociais e as demandas sociais
1.2Institucionalização das Demandas Sociais no Capitalismo Monopolista
1.3O Serviço Social como profissão no Capitalismo Monopolista: demandas institucionais e requisições profissionais
2.1Considerações sobre a Demanda Social de Educação no Processo Reprodutivo do Capital
2.2A educação escolar no Brasil: da Colônia até a Primeira República
2.3A institucionalização da educação escolar brasileira no século XX e a inserção do Serviço Social
2.4Demandas institucionais na educação escolar brasileira e as requisições profissionais para o serviço social pós-Constituição de 1988