Disponibilidade: Imediata Referência:
Este livro de Rachel Gouveia Passos é fecundo ao revelar o cuidado como categoria de análise a partir de uma perspectiva feminista marxista interseccional. Trata-se de uma pesquisa de estágio pós-doutoral, com financiamento do CNPq, cujo esforço nos permite apreender as disputas e as combinações teóricas e filosóficas em curso sobre a concepção do cuidado.
A autora desenvolve um diálogo crítico com a contribuição filosófica do cuidado em Heidegger e do cuidado de si em Foucault. Ela avança com Marx, Engels e Lukács e afirma ser o cuidado uma necessidade ontológica do ser social, dado pela cooperação entre os indivíduos, a fim de perpetuar a espécie e a reprodução de um determinado modo de produção.
Essa assertiva ousada e própria de Rachel Passos está sincronizada com o pensamento feminista, particularmente com a contribuição de Helena Hirata e Daniele Kergoat, quando reconhece a particularidade tomada pelo cuidado na sociabilidade burguesa que tendeu a invisibilizar o trabalho feminino no care, naturalizando-o como uma atribuição exclusiva das mulheres. Esse quadro de análise permitiu a síntese de três conceitos, a saber: o cuidado como necessidade ontológica do ser social; o cuidado feminino relacionado a essencialização e naturalização do cuidado como parte das características consideradas femininas e o care como trabalho do cuidado executado por mulheres de forma remunerada ou não no cenário contemporâneo.
A partir deste mirante, a autora problematiza a relação entre o trabalho dos assistentes sociais nas políticas sociais de saúde e da assistência social, demonstrando o quanto tais políticas vêm incorporando fundamentos irracionalistas nas proposições do cuidado, ao mesmo tempo que são espaços importantes para se disputar a qualificação do care social como direito. Em tempos de ofensiva radical ao mundo do trabalho, descortinar e defender o care e o cuidado nos coloca diante da luta pela emancipação política e humana.
Rita Cavalcante
Professora-associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(Texto de Orelha)
Páginas: 132
Ano: 2018
ISBN: 978-85-65540-48-3
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL
AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO - Claudia Mazzei Nogueira
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I EXISTENCIALISMO, DASEIN E CUIDADO
1.1 Fenomenologia e Existencialismo
1.2 O cuidado a partir do pensando heideggeriano
1.3 A crítica marxista ao existencialismo
CAPÍTULO II CUIDADO DE SI EM FOUCAULT
2.1 O cuidado no pensamento foucaultiano
2.2 A crítica marxista a Foucault
CAPÍTULO III MARXISMO, SOCIABILIDADE E CUIDADO
3.1 Trabalho, cuidado e os fundamentos ontológicos
3.2 Care e a reprodução dos valores femininos dominantes
3.3 Care e a reprodução da força de trabalho masculina e feminina
CONTRIBUIÇÕES AO SERVIÇO SOCIAL
REFERÊNCIAS