Disponibilidade: Imediata
Este livro como parte da coleção didática da Editora Papel Social, tem por objetivo contribuir para as análises sobre a inserção da profissão nos programas de residência e realizar indicações para a afirmação de pressupostos do projeto ético-político-profissional no trabalho e na formação dos assistentes sociais nessa modalidade de educação permanente na e para a saúde.
O livro Serviço Social e residência em saúde: trabalho e formação sistematiza densas e instigantes contribuições para o debate da inserção dos/das assistentes sociais nessa modalidade de formação em saúde, a partir de uma perspectiva crítico-dialética ancorada no projeto ético-político profissional e nas lutas em defesa da Reforma Sanitária brasileira. A produção é fruto tanto de pesquisas como de experiências profissionais das autoras no Sistema Único de Saúde (SUS) e em entidades da categoria de assistentes sociais.
Trata-se, portanto, de uma publicação que dialoga com a realidade do trabalho profissional e da política de saúde, tecida a partir de sólidas bases teórico-metodológicas que permitem desvendar as particularidades, potencialidades e contradições da formação dos assistentes sociais nas residências - Thaisa Teixeira Closs
A presente obra apresenta a trajetória das residências em saúde no escopo multiprofissional do trabalho em saúde, com destaque para as práticas de educação e formação para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), mas sem desconhecer que este foi um processo recheado de contradições e nada retilíneo.
Trata-se de uma síntese de várias dimensões e mediações quanto ao processo pedagógico, à intervenção técnica, à organização política dos residentes e à fundamental articulação em torno da direção social que denominamos de projeto ético-político profissional em estreita articulação com o SUS - Tânia Regina Krüger
Sobre as autoras
Letícia Batista da Silva
Assistente social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da FIOCRUZ. Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social (NUTSS).
Marina Monteiro de Castro e Castro
Assistente social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa dos Fundamentos do Serviço Social (GEPEFSS).
Páginas: 142
Ano: 2020
ISBN: 9786587691008
SUMÁRIO
SOBRE AS AUTORAS
PREFÁCIO - Maria Inês de Souza Bravo e Maurílio Castro de Matos
INTRODUÇÃO
PARTE I PENSAR A RESIDÊNCIA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO
Capítulo 1. Trabalho em saúde: notas sobre historicidade e práxis
Capítulo 2. Como surge a modalidade residência no campo da saúde?
Capítulo 3. Residência multiprofissional: sobre o contexto histórico e político
PARTE II PERSPECTIVAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE
Capítulo 1. A questão da formação dos assistentes sociais nas residências em saúde
Capítulo 2. O trabalho profissional e a formação nas residências
Capítulo 3. Tutoria e preceptoria de assistentes sociais na residência em saúde
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS