Disponibilidade: Imediata Referência: 540186
Este livro apresenta para a comunidade científica a realidade cotidiana vivenciada por diversos profissionais que lidam diariamente com as questões de violência sexual contra crianças e adolescentes, violência de gênero sofrida por mulheres, a problemática do uso do crack entre adolescentes e o papel social da mulher enquanto cuidadora no processo de desinstitucionalização do paciente psiquiátrico. Esses sujeitos representam uma parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade relacionada à autonomia cognitiva, financeira e social.
Esta coletânea também aborda inúmeros fatores de risco, que se encontram atrelados à realidade social de uma numerosa parcela da população, não somente dos municípios pesquisados, mas de todo território brasileiro. Trata ainda das questões de gênero que envolvem o cuidado prestado pelo trabalhador ao familiar adoecido e suas repercussões no ambiente domiciliar.
Este livro agrega informações e discussões de extrema relevância por sua atualidade e pela variedade de problemáticas abordadas. Dessa maneira, contribui para a prática cotidiana não apenas do Serviço Social, mas também da equipe multiprofissional de saúde que divide esses espaços, na comunidade e no ambiente hospitalar, de proteção e promoção da saúde, a fim de consolidar o preconizado pelo Sistema Único de Saúde.
Juliana Maria Rego Maciel Cardoso
Mestre em Enfermagem pela UERJ
Enfermeira do Ministério da Saúde
Páginas: 177
ISBN: 978-85-65540-18-6
Mariana Frizieiro da Silva Cruz Freire
Rachel Gouveia Passos
Suely Gomes Costa
Mariana Frizieiro da Silva Cruz Freire
Michele dos Santos Medeiros
Mariana Frizieiro da Silva Cruz Freire
Gonçalo e Niterói
Mariana Frizieiro da Silva Cruz Freire
Rachel Gouveia Passos
Érika dos Santos Vieira
Rachel Gouveia Passos
Daniel Bossan Gonçalves Xavier
Gabriele Gomes Faria
Alessandra Serrão de Albuquerque