Disponibilidade: Imediata Referência: 540162
Apresentar algo seu é quase um eufemismo conosco mesmos, de forma a amenizar algo que não sabemos ainda se será aprovado ou não pelo público. É um ato narcísico acerca daquilo que é produzido por você mesmo.
Nessa tentativa, apresento este livro, fruto de minha dissertação de mestrado em Educação realizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), no campus de Presidente Prudente, mas que antes de ser fruto fora flor. Parafraseando Monteiro Lobato, flor é um sonho colorido e cheiroso, que com as raízes as plantas tiram do escuro da terra e abrem no ar.
Falar sobre maus-tratos contra crianças foi realmente algo delicado, mas necessário. É impossível não nos emocionarmos e passarmos imunes ao cotidiano infantil em que nos deparamos com situações de maus-tratos. Falar sobre e para aqueles que vivenciam tais situações torna-se imperioso no dia a dia. Os profissionais de educação e suas atitudes e concepções acerca de tal temática podem nos dizer e quiçá nos direcionar a caminhos necessários para o fortalecimento dos direitos das crianças no Brasil.
Diante disso, apresento o livro Maus-tratos contra Crianças: Concepções e Práticas de Profissionais de Educação na tentativa de ser flor, fruto e, principalmente, a voz das crianças que são vítimas de maus-tratos.
Páginas: 163
ISBN: 978-85-65540-16-2
Silvia Regina da Silva Costa
Renata Maria Coimbra Libório
1.1 Algumas perspectivas sobre a História da Infância
1.1.1 Concepções da educação na infância
1.2 Indicadores e consequências dos maus-tratos nas crianças
1.3 História da Família - Algumas concepções
1.4 Estatuto da Criança e do Adolescente - Instrumento legal de combate aos maus-tratos
2.1 Resiliência e vulnerabilidade: o papel dos fatores de risco e de proteção na infância
3.1 Informações sobre os maus-tratos contra crianças: conceitos, causas, indicadores/consequências
3.2 Posicionamentos dos profissionais de educação diante da ocorrência ou suspeita de maus-tratos com
seus alunos
3.3 Informações acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente
Referências bibliográficas
Catálogo