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Entre tantos desafios que fazem parte da agenda das políticas sociais no Brasil, a educação permanente se constitui em um ponto de pauta instigante, uma vez que nos convoca a refletir sobre a formação de trabalhadores e trabalhadoras para a complexa tarefa de garantia e ampliação dos direitos dos cidadãos. Políticas sociais que possuem práticas e dinâmicas específicas, que produzem experiências e saberes, que podem garantir ou não o atendimento das necessidades sociais dos sujeitos que delas devem se utilizar por direito e que, cada vez mais, exigem competências para o desenvolvimento do trabalho em diferentes campos, tais como na saúde, na assistência social, na previdência, na educação, na habitação, no sociojurídico, entre outros.
Para fins de organização, este livro foi dividido em duas partes. Na primeira, o reconhecimento do trajeto sócio-histórico da interlocução da educação e o trabalho nos leva ao trato conceitual sobre educação permanente, situando-a como uma importante estratégia para consolidação de políticas sociais no Brasil. A segunda parte, denominada Educação permanente na agenda das políticas sociais no Brasil, em especial na saúde e na assistência social, permite-nos reconhecê-la como proposta pedagógica para formação dos trabalhadores dessas políticas.
Rosa Maria Castilhos Fernandes (1963) é professora adjunta do Departamento de Serviço Social e do PPG Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social, exerce o magistério no âmbito do Serviço Social há 16 anos. Com larga experiência como Assistente Social em diferentes políticas sociais no âmbito municipal, possui textos publicados em periódicos especializados e têm como foco estudos de temáticas que articulam: educação, trabalho e políticas sociais.
Páginas: 156
ISBN: 978-85-65540-30-8
Ano: 2016
Dimensão: 14 x 21
Sumário
Apresentação da coleção Didática do Serviço Social
Prefácio Maria Lúcia Martinelli
Apresentação
Parte I
Educação permanente: traçados históricos e conceituais
1. A interlocução entre a educação e o trabalho
2. Educação permanente: alinhando conceitos
3. Estratégia para a defesa das políticas sociais
4. Dispositivos para a construção da educação permanente
Parte II
Educação permanente na agenda das políticas sociais no Brasil
1. A dimensão formativa nas situações de trabalho: saberes em construção
2. Trajetórias da educação permanente no sus
3. A construção da cultura da educação permanente no suas
Referências bibliográficas