Disponibilidade: Imediata Referência:
Este livro discute o Serviço Social na área da seguridade social e as implicações do processo de trabalho na saúde das(os) profissionais. Na primeira parte apresenta os dados sobre o trabalho profissional em todo o Brasil e, na segunda, as particularidades das regiões Sul e Norte.
Discutir o trabalho profissional na seguridade social e o processo de saúde /doença a que estão submetidos é algo fundamental neste momento, não só pela abrangência destas áreas como espaço sócio-ocupacional do Serviço Social, mas também porque muitos elementos destacados perpassam o processo de trabalho profissional e são fundamentais para pensar a profissão como tal, seu papel e sua responsabilidade ético-política.
Este é um livro exemplar para pensar o trabalho profissional, a saúde e seus nexos causais com a realidade concreta, o trabalho e o processo de adoecimento advindos dessa sociabilidade profundamente desigual. É um convite para visitar pesquisas coletivas feitas pelas universidades públicas, percorrer metodologias de pesquisa e análise de dados, e ao mesmo tempo se emocionar com depoimentos sobre a atuação profissional num país marcado pelo contínuo sucateamento das políticas públicas sociais. É também um convite à reflexão sobre as possibilidades a serem construídas, as resistências e principalmente, sobre a importância do legado profissional que convencionamos chamar de Projeto Ético-Político do Serviço Social.
Raquel Santos Sant’Ana, FCHS- UNESP-Franca, SP.
O que particulariza o trabalho no Serviço Social? O que os singulariza, quando analisadas as condições de trabalho em seus diferenciados espaços (público e privado)?
Como a saúde vem afetando suas atividades, em uma era em que as malfadadas metas hoje se converteram no horroroso cronometro de Taylor? O cronômetro, em seu sentido mais abertamente coisal, fraturando literalmente o corpo produtivo do trabalho. Já o sistema de metas, que germinou durante a era toyotista e da acumulação flexível e se exasperou na era da financeirização, das tecnologias informacionais e do trabalho digital, com suas mistificações exacerbadas, exemplificadas limpidamente com o “novo” léxico corporativo, com suas ilimitadas resiliências e falseadas sinergias, que outra coisa não geram senão assédios, depressões, burnout, até chegarmos ao extremo limite do suicídio.
Assim, Cativeiro Neoliberal é mais um belo exemplo da linhagem crítica que há tempos vêm caracterizando os estudos do trabalho dentro do Serviço Social, cujas organizadoras são figuras de destaque.
Ricardo Antunes – UNICAMP.
Dados do livro
Páginas: 280
ISBN: 978-65-87691-16-9
Ano: 2023
Dimensão: 16 x 23
Organização: Edvânia Ângela de Souza; Jussara Maria Rosa Mendes; Dolores Sanches Wunsch; Tatiana Reidel; Vera Lúcia Batista Gomes; Welson de Souza Cardoso e Daniela Ribeiro Castilho
Prefácio: Maria Inês Souza Bravo
Orelha: Raquel Santos Sant'ana
Quarta capa: Ricardo Antunes
Apresentação
Prefácio - Maria Inês Souza Bravo
Primeira Parte - Panorama Geral da Pesquisa: processo de trabalho e saúde de assistentes sociais da seguridade social no Brasil
Capítulo 1 - Processo de Trabalho e Saúde de Assistentes Sociais da Seguridade Social no Brasil
Edvânia Ângela de Souza
Capítulo 2 - Perfil de Assistentes Sociais (AS) da Seguridade Social
Edvânia Ângela de Souza
Capítulo 3 - Condições de trabalho de Assistentes Sociais da Seguridade Social no Brasil
Edvânia Ângela de Souza
Capítulo 4 - A relação trabalho e saúde de Assistentes Sociais da Seguridade Social
Edvânia Ângela de Souza
Capítulo 5 - Processo Saúde-Doença de Assistentes Sociais da Seguridade Social no Brasil
Edvânia Ângela de Souza
Vinicius Figueira Boim
Segunda parte - Dados Regionais (norte e Sul) da Pesquisa
Capítulo 6 – Nossa voz usamos para dizer o que se cala: Particularidades do Trabalho e Saúde da(o)s assistentes sociais dos estados do Acre, Amazonas e Pará
Daniela Ribeiro Castilho
Vera Lúcia Batista Gomes
Welson de Sousa Cardoso
Marinara Melo da Silva
Rosiane Silva da Silva
Sara Daltro Tavares Paiva
Vanessa Khrisllen Pinheiro Ferreira
Suzani Tavares Campos
Capítulo 7 – Trabalho e Saúde das/dos Assistentes Sociais da Região Sul do Brasil, no Contexto de Desmonte da Seguridade Social
Dolores Sanches Wunsch
Tatiana Reidel
Jussara Maria Rosa Mendes
Tuane Vieira Devit
Anderson da Silva Fagundes
Referências