Disponibilidade: Disponível em 5 dias úteis
O livro Política de Assistência Social e temas correlatos, organizado pela professora doutora Solange Maria Teixeira, é fruto do Edital Universal 14/2013, com apoio do CNPq e motivado pelo projeto de pesquisa sobrea a “Política de Assistência social e a intervenção em redes”. Reúne artigos de pesquisadores envolvidos com a referida pesquisa e outros estudiosos da temática de diferentes universidades do Brasil, como UFPI, PUC-SP, PUC-RS, UFRGS, PUC de Pelotas, UEL, UFMA, UFT e UNINOVE.
Oferece um caleidoscópio de interpretações, unidas pela perspectiva crítica, em que se destacam pesquisadores consagrados de nível nacional, como Regina Mioto, Berenice Couto, Maria Ozanira, Mara Campos e Cássia Carloto, dentre outros, além de jovens pesquisadores que já vêm se diferenciando na produção científica. O livro é um convite instigante para uma boa e proveitosa leitura aos leitores de várias áreas que trabalham com as políticas sociais.
Organização: Solange Maria Teixiera
O livro apresenta importantes aproximações na perspectiva de superação da dicotomia objetividade e subjetividade, estrutura e sujeito que tem sido um desafio no âmbito da formação e da intervenção profissional. Reconhece-se cada vez mais a necessidade dar visibilidade ao chão social onde (re) criam lutas sociais no reconhecimento da cidadania estabelecendo nexos intelectivos das vivencias dos sujeitos sociais, a pratica profissional e as analises macrocóspicas.
O primeiro bloco aborda as políticas sociais latino-americanas, as modificações dos objetivos da Política de Assistência Social. Seguindo o itinerário das políticas públicas no enlace com sujeitos sociais, os três artigos subsequentes destacam: a família, a mulher, a criança e o adolescente.
No segundo bloco enfatiza a subjetividade e a questão social na prática profissional, os movimentos sociais a luz da concepção de sujeitos sociais coletivos, a judicialização da saúde, os dilemas da ressocialização na sociedade capitalista e as vivencias das mulheres portadoras de HIV.
Organização: Maria Helena Cariaga, Graziela Scheffer e Vanda Micheli Burginski
Não se constrói uma reflexão sobre temas urgentes e instigantes sem um esforço coletivo. Esta é a principal tarefa deste livro: apresentar reflexões que advindas de experiências acadêmicas, profissionais e campos disciplinares distintos forneça um panorama dos desafios teóricos e políticos que a temática da intersetorialidade encerra no trato das políticas sociais. O leque que se abre com essas produções talvez não forneça de imediato a amplitude que o termo vem adquirindo no âmbito das disputas por feições mais públicas, universais e democráticas das políticas sociais. Mas aponta algumas direções importantes, ancoradas no movimento contraditório da própria realidade.
Trata-se de uma publicação cujo ponto de partida entrelaça as trajetórias de intelectuais empenhados na produção de uma reflexão crítica, plural e aberta ao diálogo. E que tem como horizonte contribuir para a problematização acerca das condições institucionais de ampliação e consolidação dos direitos sociais e humanos pela via das políticas sociais.
Organização: Giselle Lavinas Monnerat, Ney Luiz Teixeira de Almeida e Rosimary Gonçalves de Souza