Disponibilidade: Imediata
Como demonstra o título deste livro, O método em Marx: a verdade e a essência da matéria, é abordado fundamentalmente o método da teoria social que nasce da letra de Marx. Ainda que não se atenha a ele somente, a presente obra chama especial atenção para as duas categorias em evidência: a verdade e a essência. É sua intenção explicitar o quanto ambas fazem parte do leque de categorias do método de Marx. Isso quer dizer que este texto polemiza frontalmente com qualquer espécie de relativismo que venha anular a pertinência teórica de tais categorias. Ademais, são temas de sua reflexão outras questões para o método de Marx, como a relação entre evolução e história, entre o natural e o social, e entre o singular, o particular e o universal, para concluir com a problemática da ideologia e sua incidência no método.
Autor: Ranieri Carli
Trabalho e emancipação humana em Marx - os Grundrisse, traz ao leitor uma análise do significado da categoria trabalho em Marx e de sua relação com a emancipação humana. Resultado de estudo minucioso sobre os Grundrisse – manuscritos que precedem à redação de O Capital –, o livro expõe inicialmente a amplitude do conceito de trabalho aí encontrado bem como os traços que distinguem esta atividade no mundo moderno, marcado tanto pela alienação dos indivíduos, quanto pela universalização de suas determinações.
Autora: Zaira Rodrigues Vieira
Os nexos objetivos entre o território econômico e a dinâmica política, particularmente no que tange ao funcionamento do aparelho estatal, colocam a burocracia como elemento incontornável no debate crítico sobre as contradições sociais, tendo em vista o impulso básico de transformação da realidade material. Marxismo e burocracia de Estado compila diferentes artigos elaborados por estudiosos do pensamento marxista em diferentes universidades brasileiras. Cada artigo desdobra análises de Marx, Engels, Lênin, Trótski, Luxemburgo, Lukács, Gramsci, Mandel e Poulantzas, procurando explicitar as principais contribuições dos autores com respeito à burocracia, sua constituição e funcionalidade no desenvolvimento do capitalismo e na experiência da Revolução Russa. Trata-se de material contributivo para o debate sobre a posição do aparelho estatal em meio à dinâmica econômica, política e social.
Organização: Elcemir Paço Cunha
“Qual é a teoria da formação humana desenvolvida por Marx?”. Esta é a pergunta que Caio Antunes busca responder neste livro. O desafio é grande, tanto pela complexidade do tema, quanto pela amplitude da obra marxiana. Contudo, o autor se desincumbe da tarefa com maestria, devotando-se ao estudo de uma ampla e variada gama de escritos que abrange quase cinco décadas da produção de Marx (de 1837 a 1881). Nesse percurso, equilibrando com exímia habilidade, rigor acadêmico e clareza na exposição, convida o leitor a adentrar, com ele, os meandros dos textos examinados, para que colha nas próprias fontes os fundamentos da argumentação edificada nos três capítulos que compõem a obra." Renê José Trentin Silveira
Autor: Caio Antunes
Um dos objetivos que percorre os textos apresentados aos leitores e leitoras é desenvolver o conceito de diversidade da condição humana e do reconhecimento político das diferenças com base na teoria de Marx, o desvendamento dos severos processos sociais resultantes da relação entre capital e trabalho que produzem a segregação social de diferentes sujeitos singulares e coletivos, bem como de seus processos e movimentos de contraposição e enfrentamento.
Organização: Idília Fernandes e Jane Cruz Prates