Nesta coletânea, o leitor encontrará artigos densos, críticos, fundamentados teórico-metodologicamente e nas legislações das políticas sociais, como a de assistência social e a da saúde. Os artigos são resultado de pesquisas da Rede de Pesquisas sobre Família e Política Social (REFAPS), formada por pesquisadores de diferentes universidades brasileiras. Essa rede vem crescendo, com adesão de novos pesquisadores consolidados ou emergentes, e ampliando os olhares sobre o tema, cujas análises se expressam neste livro. O obra é indicada a acadêmicos de graduação e pós-graduação de várias áreas, profissionais e pesquisadores das políticas sociais e da temática do trabalho social com família.
Organização: Solange Maria Teixeira
Em Famílias e trabalho social: trilhando caminhos no Serviço Social, as autoras imprimem um modo de pensar que nos leva a apreender as famílias contemporâneas em sua diversidade, a refletir sobre suas vicissitudes e a afastar-se de estereótipos, mesmo em face de ameaças a direitos conquistados. Nesse sentido, os textos condensam dois desafios: centrar-se na área social e subsidiar o debate sobre a temática, privilegiando o respeito e a consideração aos saberes de indivíduos e famílias sobre si, suas necessidades e seus interesses, atentando para suas contradições, complexidade e pluralidade de configurações.
Organização: Dalva Azevedo de Gois
O presente livro traçou um quadro amplo do Sistema de Proteção Social implantado no Brasil a partir dos anos 30, assim como o papel da família dentro deste contexto de intervenção estatal. A rigor, o objetivo foi deslindar, não apenas sob ponto de vista econômico, mas principalmente a partir da perspectiva sociológica, a inter-relação existente entre família e sistema de proteção social.
Autora: Elisiane Sartori